Venda de pequis na Ceasa de Goiás cresce 66,7% em um ano

A venda de pequis na Ceasa de Goiânia entre janeiro a outubro de 2021 atingiu o montante de 3.756,6 toneladas. O número representa um aumento de 66,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A maior parte da quantidade comercializada na Ceasa de Goiânia no período em questão tem origem no Tocantins: 52,9% do total. Os oriundos de Goiás correspondem a 17,1%.

Já a extração do pequi, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), cresce em território goiano desde 2018, quando foram extraídas 2,02 mil toneladas. Em 2019, o volume aumentou para 2,34 mil toneladas e, no ano seguinte, voltou a subir para 2,58 mil toneladas.

Ainda conforme a Seapa, os 10 municípios com maiores números na extração de pequi em Goiás são: Damianópolis, Santa Terezinha de Goiás, Crixás, Campos Verdes, Niquelândia, Sítio D’Abadia, Buritinópolis, Mambaí, Santa Tereza de Goiás e Uruaçu.

A Seapa destaca que, embora seja uma planta nativa do bioma Cerrado, “a produção de mudas de pequi em escala comercial não é facilmente alcançada, devido à característica de dormência que suas sementes apresentam”. “Com isso, os frutos comercializados são quase na sua totalidade oriundos da extração vegetal que, em 2020, no país, teve crescimento expressivo de 127,9%, em comparação ao ano anterior – com 63,5 mil toneladas (IBGE)”.

  • Fonte: Mais Goiás

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.