PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Votorantim criam área de preservação do Cerrado em Niquelândia

“Niquelândia retoma seu desenvolvimento com esta nova parceria com a Votorantim”, declarou o prefeito Valdeto Ferreira durante evento.
Com o foco na preservação do Cerrado, Goiás será o primeiro Estado brasileiro a contar com uma Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável (RPDS), categoria prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que vai criar uma área de preservação no município de Niquelândia. O Cerrado será o grande foco de conservação.

Protocolo de intenções assinado na quinta-feira, dia 2, pelo Governo de Goiás com a Reservas Votorantim Ltda e a Companhia Brasileira de Alumínio, propõe ações destinadas à preservação de uma área denominada Legado Verdes do Cerrado.

A Legado Verdes será composta por duas áreas que totalizam 32,5 mil hectares, (Fazenda Engenho, com 27,4 mil hectares e Fazenda Santo Antônio da
Serra Negra, com 5,1 mil hectares), consolidando 84% de áreas com bens ambientalmente relevantes, como cursos d’água, Áreas de Preservação Permanente e vegetação nativa de Cerrado com alto grau de conservação, além de 16% da área destinada a atividades econômicas. Ambas as áreas vêm sendo geridas equilibradamente pela Votorantim/Companhia Brasileira de Alumínio desde 1974 em equilíbrio com o desenvolvimento de suas atividades econômicas, em Niquelândia.

O projeto inclui o desenvolvimento de novas atividades nas áreas das fazendas, como viveiro de mudas de frutos do Cerrado e de reflorestamento, educação ambiental, ecoturismo e apicultura. A área será destinada a prática de atividades relacionadas à economia verde, que promovam o desenvolvimento econômico para a região, além de fomentar a pesquisa da flora e fauna do cerrado.

O prefeito Valdeto Ferreira, que esteve presente na solenidade, falou da satisfação do município poder receber este projeto. “Estou aqui para externar
o contentamento de todos do nosso município. Com a continuação desta parceria com a Votorantim, vamos trazer de volta o desenvolvimento para a cidade, ascender à economia e retomar a alegria do povo. Esta parceria que dura há mais de meio século não pode parar, acreditamos que este grande grupo vai legitimar este projeto aqui no município”, declarou Valdeto Ferreira.

Além do vice-prefeito, Celino Correa, estavam presentes os vereadores, Leo Ferreira, Reginaldo Rocha, Jesus Ferreira França, Visconde Vieira de Castro, Neira Matos, Edna Cardoso, Adélio Antônio, conhecido como Meio Quilo e Aguinaldo Batista Rocha que também acompanharam assinatura do protocolo em Goiânia.

“Esta é uma nova modalidade de preservação da nossa biodiversidade. As reservas são inúmeras e extensas. Os governos não dispõem de recursos para implementar programas tão amplos e eficientes como este. Então, é preciso que criemos as condições para que empresas sérias como o Grupo
Votorantim e a CBA possam desenvolver projetos como este”, comentou o governador Marconi Perillo.

A RPDS, totalmente particular, se difere da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) pois permitir que ela seja utilizada também para atividades de pesquisa. Até o momento, essa modalidade é inédita em Goiás e existente apenas no Amazonas, criada pela Lei Estadual Complementar nº 53/2007 e regulamentada pelo Decreto nº 30.108/2010.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.