O serviço de responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos, que em parceria com a Cooperativa de Trabalho e Reciclagem do Norte Goiano (COOPRENGO), vai permitir ao município iniciar o processo de coleta seletiva
Preocupado com o lixo produzido na cidade, a prefeitura de Alto Horizonte lançou no último dia 1º, o mutirão do Dia “D” Campanha de Reciclagem – Nem Todo Lixo é Lixo.
Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, cerca de 40% dos materiais descartados na cidade são recicláveis, sendo que outros 15% não recicláveis e o restante, material orgânico e muito material reciclável se perde sem o devido reaproveitamento. A coleta seletiva consiste no recolhimento dos materiais recicláveis (papel, alumínio, plástico e vidro), que serão levados para a COOPRENGO e trocados por vale compras no comércio local. O lixo orgânico será transformado em adubo.
O objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância da
reciclagem do lixo. Os servidores municipais se concentraram na Feira Coberta,
e após o lanche, cada secretaria seguiu para um setor da cidade, acompanhado de
um agente de saúde.
Sacos de lixo foram entregues nas casas, e os
servidores orientaram os moradores sobre o processo de reciclagem.
Depois as equipes retornaram à Feira
Coberta onde aconteceu o sorteio de lixeiras para a separação do lixo orgânico
do lixo reciclável.
“Hoje o lixo recolhido
na cidade é todo descartado no aterro, agora estamos buscando soluções
responsáveis e o projeto Nem Todo Lixo é Lixo pode ser um grande aliado. Por
isso, buscamos a adesão da população, para diminuirmos nosso lixo e
consequentemente promover benefícios econômicos e ambientais para a cidade”,
ressalta o prefeito Borges.
Ele acrescenta ainda que, o programa de reciclagem também ajuda a diminuir a exploração de recursos naturais, contribui com a qualidade de vida da população, reduz o desperdício, diminui os gastos com limpeza urbana e ainda gera emprego e renda.
“Esse projeto permite aos moradores, principal aliado do processo de reciclagem, um acesso mais rápido e higiênico aos resíduos descartados. Essa ação inicial de separação faz parte do processo de educação ambiental e da mobilização junto a sociedade para ajudar a solucionar o problema do lixo urbano no município”, completou Borges.
O projeto é simples, basta separar o lixo em úmido e seco. no lixo úmido, vai todo o material orgânico, caso das cascas de frutas e resto de alimentos. já no lixo seco entram as embalagens. é muito importante observar a qualidade do material separado, as embalagens devem ser lavadas e estar livres de resíduos de alimentos ou outra sujeira, muitos materiais são perdidos por estarem sujos ou descartados de maneira errada.
O prefeito Luiz Borges; vice-prefeito Silvestre; primeira-dama Maria Aparecida; vereadores; secretário de Meio Ambiente, Erivan de Jesus; secretário de Serviços Urbanos, Silas Fernandes; o representante da Mineração Maracá, Marcelo Coelho; presidente da COOPRENGO, Rosa de Fátima e pastor Elieser, estiveram presentes. Eles ressaltaram a importância da reciclagem do lixo para a sustentabilidade do país.