Promovido pelo Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, ação registra mais de 15 mil atendimentos em diversas áreas.
O primeiro dia de novembro foi a data em que milhares de pessoas de Alto Horizonte e região puderam aproveitar 60 atividades gratuitas oferecidos durante o Dia Integrar 2014, programa de responsabilidade social do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, realizado por meio da Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC). O evento mais aguardado do ano teve aproximadamente 15 mil atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, cultura, lazer e meio ambiente, beneficiando 2,5 mil habitantes.
A manicure Edna Fernandes da Silva Oliveira, de 26 anos, aproveitou uma folga no trabalho para cuidar da saúde e fazer exames preventivos. Há dois anos, seu médico recomendou que fosse ao oftalmologista, pois poderia apresentar problemas genéticos, como miopia e glaucoma, uma doença que por vezes é detectada apenas com análise de rotina. “Meu pai começou um tratamento tardio e hoje não enxerga bem, então resolvi me prevenir. Mas como o processo era muito demorado, não conseguia marcar a consulta. Aproveitei a facilidade do Dia Integrar, uma oportunidade de termos acesso a esses serviços”, conta.
Edna foi uma das pacientes que passaram pelas diversas especialidades ofertadas pelo programa, tais como clínico geral, oftalmologista e nutricionista, além de disponibilizar exames de sangue para detecção de glicose, eletrocardiograma, ultrassonografia, entre outros.
Para a analista de Comunidades da MMIC, Josielle Padilha, esta edição mostrou-se novamente um sucesso, auxiliando na qualidade de vida da população. “Ficamos muito contentes por poder proporcionar um momento tão importante aos moradores, levando bem-estar, cidadania, entretenimento e educação. Tudo isso foi possível graças ao empenho de todos os parceiros e dos 200 voluntários, que ajudaram a colocar um sorriso no rosto de cada visitante”, diz.
Enquanto os pais aproveitavam também os serviços no segmento de cidadania, como informações sobre cartão cidadão e emissão de documentos, crianças de todas as idades se divertiram com os brinquedos, pinturas, oficinas, cinema infantil e apresentações culturais.

Jornal Correio do Povo Jornalismo de Verdade


