Caminhada contra a dengue mobiliza Alto Horizonte

Alto Horizonte passeata siteO objetivo é conscientizar a população no combate ao mosquito causador da dengue, aedes aegypti.
Empenhada no combate ao mosquito aedes aegypti, a Prefeitura de Alto Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira (19) a Caminhada contra a Dengue, realizada em sua segunda edição para conscientização da população. A passeata percorreu as principais ruas e avenidas da cidade e contou com a participação de centenas de pessoas.
A ação cujo tema “Todos Contra a Dengue”, vem ocorrendo desde o dia 10, com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a gravidade da doença e a importância da prevenção. Nos dias 11 e 14, a Secretaria da Saúde fez uma ação educativa na Escola Municipal Professor Divino Bernardo Gomes e no Colégio Estadual João Gonçalves Filho, onde a equipe de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária ministrou uma palestra esclarecendo sobre o que é a Dengue, os principais sintomas, a como é transmitida e as formas de prevenção.
A secretária da Saúde, Rosimeire Pacheco, explica que a iniciativa de prevenir a dengue, começou com uma campanha de conscientização sobre como evitar a proliferação das larvas do mosquito da dengue. Ela conta que uma equipe de 20 pessoas de agentes da Saúde e vigilância da Funasa, fez um mutirão de limpeza nas ruas, nos terrenos baldios e passando de casa em casa orientando a população. Segundo ela, além da dengue, uma das preocupações, é com o vírus Chikungunya, doença que tem os mesmos sintomas da doença e é transmitida pelo mesmo mosquito Aedes aegypti. “Sabemos que tem muitos municípios sofrendo com essa questão, que às vezes chega a ter epidemia, o que graças a Deus, não é o nosso caso. Estamos fazendo essa caminhada e mobilizando toda a comunidade, comerciantes e escolas, para que tenhamos Alto Horizonte como exemplo na prevenção desse mal que ameaça atacar a nossa comunidade”, disse Rosimeire.
“Se fizermos uma boa prevenção vamos estar eliminando os focos da dengue e com isso o município fica longe dessa doença”, afirma coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Shirley Rodrigues.
A prevenção é a única arma contra a doença. Por isso é fundamental evitar os locais que podem armazenar água limpa parada, combater esses focos de acúmulo de água. Para isso é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, cobrir a caixa d’água e piscinas, entre outros.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.