sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Com apoio da prefeitura IFG promove Encontro de Culturas Negras em Uruaçu

O encontro tem como objetivo estimular discussões que contribuam para o questionamento das tradições e à inserção positiva da história, cultura e experiência dos povos africanos e indígenas às nossas práticas pedagógicas.
Uruaçu foi palco do 1º Encontro de Culturas Negras – Povos do Cerrado. O evento promovido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) que aconteceu entre os dias 26 e 29, fez parte das comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, uniu atividades acadêmicas, artísticas, científicas e culturais. A programação aconteceu no câmpus do IFG, Memorial Serra da Mesa e no Parque das Araras.
A abertura oficial do evento ocorreu na noite de quarta-feira (26), no câmpus do IFG. Teve apresentações culturais locais, destacando a apresentação do grupo Quilombola João Borges Vieira, com a “Dança tambor de crioula”. Na mesma noite, as cantoras Cláudia Vieira e Cristiane Perné, fizeram um belíssimo show.
Com uma programação extensa e variada, o Encontro de Culturas Negras, cedeu espaço às exibições de filmes dentro da Mostra de Cinema Afro, Curtas-metragens, o longa “Besouro”, o documentário “Se eu fosse uma flor”, entre outros. Dentre a programação destaca-se o II Seminário de Educação paras as Relações Étnico-Raciais que aconteceu no Memorial Serra da Mesa, com apresentação cultural e Mesa Redonda. Teve ainda, roda de conversa, peça de teatro, oficinas, Feira Multicultural, comunicações coordenadas, relatos de experiência e apresentação de pôsteres, show musical com GOC.
Um dos pontos altos do evento aconteceu no Parque das Araras, onde uma bela estrutura foi montada para receber shows de encher os olhos de quem aprecia a boa música brasileira. Na noite de sexta, 28, a cantora Elen Oléria, ganhadora do primeiro título de a Voz do Brasil no reality show, The Voice Brasil no ano de 2012, contagiou o público presente. No sábado (29), para encerrar com chave de ouro o encontro, o show ficou por conta de Leci Brandão, que com uma história de sucesso, cantou seus maiores sucessos e encantou a plateia.
A prefeita Solange Bertulino, que tem apoiado e resgatado eventos culturais no município como esse que recebeu total apoio da prefeitura, falou da importância do Encontro de Culturas Negras. “Apoiar eventos como esse tem uma importância grandiosa, visto que o município está alargando as portas para a idealização da cultura. Esse encontro colorido de culturas, de raças é muito importante para a formação do cidadão. As grandes conquistas advêm através do grito de liberdade dado inicialmente pelos negros. Hoje Uruaçu tem o grupo de quilombolas no qual damos total e integral apoio na sua consolidação. O município tem trabalhado com a integralização das raças, uma preocupação muito grande com a inclusão. Por isso que temos investido na área da cultura com várias ações, e é parceira do Instituto Federal de Goiás para a realização desse grande evento”, ressaltou a prefeita.
“Para o Instituto é um momento de reafirmar o compromisso previsto no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional aprovado no final do ano passado no que se refere à política de promoção e igualdade étnico-racial. Esse evento é o momento da comunidade acadêmica do IFG reconhecer que todos nós somos iguais nas diferenças e que hoje buscamos a igualdade de direito e oportunidades. No entanto me preocupa que mesmo com todos os debates que ocorrem a nível regional, nacional e internacional, muitos ainda estão confusos em compreender que somente através da adoção de política de promoção da igualdade de direitos e oportunidades para a população negra é que seremos capazes de impulsionar o desenvolvimento da sociedade”, disse o Reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva.
O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Uruaçu, Memorial Serra da Mesa, Ministério da Educação e Governo Federal.
A abertura do evento foi prestigiada pelo Reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva; prefeita Solange Bertulino; Pró-Reitor de Extensão, Sandro di Lima; Diretor geral do câmpus Uruaçu, Leone Borges Evangelista; secretários municipais; entre outros.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.