Nesta quarta-feira (08), já se registrava um pequeno movimento de caminhoneiros na entrada da cidade de Porangatu, onde a Polícia Rodoviária Federal acompanha todo movimento. Alguns caminhões seguem parados e a rodovia interditada com pneus e manifestantes com bandeira do Brasil circulam pelo local.
O que se sabe até agora
Até a noite desta quarta, pouco se sabe sobre a origem dessas manifestações da classe caminhoneira. No entanto, os integrantes têm dito que a movimentação não é comandada por tradicionais entidades e lideranças da categoria, mas conduzida espontaneamente por profissionais autônomos.
Fazem parte dos protestos, com bloqueios de vias, caminhoneiros que se dizem apoiadores do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em Brasília, por exemplo, eles usam camisas verde-amarelas e reforçam apoio a pautas defendidas ao longo dos atos de ontem, entre elas o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa causa, inclusive, foi ecoada em diversas cidades do país, incluindo manifestações ocorridas em Brasília.