O animal estava escondido debaixo da cama do morador e depois de muito trabalho o Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar o animal filhote
Os Moradores de Niquelândia encontraram um catitu embaixo de uma cama e acionaram o Corpo de Bombeiros resgatou o animal, que deu trabalho para ser capturado sem ferimentos.
“Ele estava bem agitado e mordendo. Logo que saiu debaixo da cama, por ser um filhote, ele conseguiu escapar. Aí, usamos uma rede para capturar sem machucar”, conta o soldado bombeiro Leonardo.
O animal foi encontrado no último dia 16, no povoado Faz Tudo. Após chegar ao local, a equipe levou 10 minutos para capturar o filhote. Ele foi colocado em uma gaiola e, como estava sem ferimentos, solto em uma mata.
De acordo com Leonardo, os moradores da casa ficaram surpresos com a presença do catitu. Foi a primeira vez que eles viram esse tipo de animal no povoado.
“É comum ocorrências de resgate de animais silvestres por conta do povoado ficar próximo de matas. Nossa orientação é não tentar pegar o animal, não provocar e manter uma distância. No caso desse catitu, a mordida dele machuca muito. Então, é necessário manter as crianças longe e ligar no 193 que iremos fazer a captura segura do animal”, ressalta Sartin.
O Corpo de Bombeiros explica que nesta época do ano há um aumento de queimadas, o que acaba destruindo o habitat desses animais “Muitas vezes, eles vêm para cidade para procurar abrigo. Por isso, não se deve colocar fogo nas vegetações”, explica.