Clara Valentina, de 9 anos, conheceu o animal durante uma visita ao regimento da polícia montada, em São Paulo. Segundo a família, a amizade entre os dois foi essencial para a parte emocional do tratamento.
Clara Valentina, de 9 anos, fez amizade com um cavalo da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) durante um tratamento de câncer. Bizantino, ou Biza, se aposentou e foi doado para a menina, moradora de Caldas Novas, na região sul de Goiás. A história de amizade e superação ganha um novo capítulo a partir de agora.
As vidas de Clara e Bizantino se cruzaram em 2022, quando ela foi para São Paulo com a família para fazer o tratamento contra um câncer de tireoide. Durante uma visita ao Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” da PMESP, os dois foram apresentados pelo antigo parceiro de Biza, o sargento Oliveira.
“Toda hora ele falava do Bizantino, que era um cavalo muito especial. Foi paixão à primeira vista. Ele colocou a cela para ela andar um pouquinho, sentir o cavalo e aí foi um diferencial. Onde tudo mudou na vida da Clara Valentina”, contou Diego Maurício da Conceição, pai da menina.
Segundo a cavalaria, Bizantino tem quase 20 anos e servia à polícia desde 2010. A amizade entre os dois ajudou Clara na parte emocional do tratamento, controle do estresse e da ansiedade. “Era só falar nele que ela já ficava feliz, esquecia o peso das consultas e do tratamento”, disse o pai.
Carla Erinalda Araújo, mãe de Clara, contou que a filha ainda faz acompanhamento, mas a porcentagem da doença é baixa: “A gente acredita que já já a Clarinha está 100% curada”. Enquanto isso, ela e o amigo Bizantino aproveitam esse recomeço de vida juntos em Caldas Novas.
Jornal Correio do Povo Jornalismo de Verdade



