A inserção da família no processo de aprendizagem para uma educação de qualidade, tem sido fundamental.
A interação entre Escola e Família no processo pedagógico tem se tornado fundamental para uma educação de qualidade. Cada vez mais, percebe-se a importância de um envolvimento maior da família no contexto escolar dos filhos para que junto à escola promovam iniciativas que vão de encontro às necessidades dos educandos. Pensando nisso, a Prefeitura de Uruaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem executado no município o projeto “Família e Escola, apertem mais esse laço”, e promoveu na manhã de sábado (12), um momento de confraternização e socialização entre famílias e escolas. A iniciativa nada mais é, do que a busca de um objetivo comum, a de educar as crianças com mais eficiência.
O encontro foi também uma oportunidade para uma conversa sobre a relação entre ambas. Estima-se que aproximadamente 800 pessoas, sendo mais da metade de pais ou responsáveis, prestigiaram o evento. Os presentes foram contemplados com a palestra “Pais, Acompanhem a Vida Escolar de Seus Filhos”, ministrada pelo psicólogo Shouzo Abe, do Instituto Nova vida. “O bem-estar da criança e o processo de aprendizagem dela é extremamente complexo e a família é quem dá esse suporte para que a criança ou adolescente consiga ter uma aprendizagem cada vez melhor e segura. O momento com a família é de total importância para o sucesso futuro, pois a nossa aprendizagem está ligada a autoconfiança, e crianças confiantes tendem a ter uma melhor aprendizagem do que crianças inseguras e é a família que dá essa segurança para a criança. A maneira mais adequada é quando os pais entendem a melhor maneira de educar seus filhos, existe a educação primária que é de responsabilidade dos pais, que é ensinar a dizer obrigada, respeitar os idosos, não mentir; na escola vão ensinar teorias, vão educar de uma maneira diferenciada, trazer o ensinamento de ler, escrever; portanto, cada âmbito tem o seu dever e sua função nesse futuro da criança. Os pais precisam perceber que o futuro desses filhos depende da atenção deles hoje, é preciso existir uma vigilância por parte deles em relação a vida dos seus filhos na escola, onde é um momento de socialização, de crescimento que essa criança terá e os pais precisam direcionar isso, porque a criança dentro da escola está criando um mundo dela, mas é um mundo onde os pais precisam muito está presentes”, disse doutor Shouzo com exclusividade ao Jornal Correio do Povo.
A prefeita Solange Bertulino falou da importância da inserção da família na escola. “Essa parceria é essencial, pois se não houver apoio da família não há ensino e não há eficiência nas nossas escolas. O papel da família é primordial, é por isso que nós estamos trabalhando no nosso governo para essa inserção, esse diálogo, para que possamos oferecer a toda comunidade um ensino de qualidade. Quando as famílias se inserem nos processos educacional e cultural melhor será a educação, é possível transformar o meio que vivemos através dessa interação, do diálogo, da motivação e do cooperativismo. Por isso queridos pais e mães, motivem seus filhos, diga a eles o quanto são importantes para vocês e para a sociedade, com isso estaremos alavancando não só no ensino aprendizagem, mas na formação de um ser integral e absoluto”, disse.
A secretária da pasta, Maria de Fátima Oliveira, disse estar realizada profissionalmente pelo trabalho que a Educação vem desenvolvendo no município. “Quando começamos esse projeto, em 2013, nossos alunos eram indisciplinados, hoje quando vamos na escola, vemos a diferença, as crianças e nossos profissionais estão motivados. Então o objetivo era de transformar, aproximar e mudar os paradigmas de que a educação não tem jeito, pois ela tem sim, se unirmos e fazermos um trabalho em equipe entre família e escola. Estou emocionada porque vemos o fruto do nosso trabalho sendo concretizado, estou realizada profissionalmente”, ressaltou.
Durante o evento foi feito a entrega de prêmios aos professores (as) e alunos (as) que se destacaram no desenvolvimento do Projeto: “MPT na escola” com a coordenação da professora Rosângela Tavares.