Não é apenas nos grandes Rios do Brasil que o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo, pode ser encontrado. Em dezenove barragens no município de Uirapuru, crescem em tanques escavados dezenas de pirarucus, como outras espécies como o tambaqui criados pelo empresário Gilberto Rabelo na Fazenda Liberdade.
“Decidimos apostar nos peixes como forma de agregar valor e estamos muito satisfeitos com o resultado. Sempre pensei que a Fazenda Liberdade tivesse uma dupla aptidão, tanto com a criação do boi, como com a criação do pirarucu e outros peixes”, diz o criador Gilberto Rabelo.
São 40 hectares de lâmina d’água e a produção da propriedade chega há 80 toneladas por ano. Atualmente, a fazenda diversificou a criação com a introdução do tambaqui e matrinxã que exigiram investimentos maiores em técnicas e aprendizado prático para consolidar a criação. A meta é produzir 200 toneladas de peixe por ano.
De acordo com Gilberto, a criação do pirarucu começou com sete peixes doados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). “Muita gente não acreditava que o Pirarucu não reproduzisse em cativeiro e por sorte e também por muita dedicação conseguimos ter a desova aqui. A reprodução em cativeiro é muito difícil, temos que formar casais e com cinco anos os peixes chegam a cinquenta quilos. O gigante pirarucu pode atingir até 2,5 metros e pesar mais de 100 quilos. É um desafio enorme criar essa espécie e ainda temos muitas coisas para fazer, mas graças a Deus já evoluímos bastante e o nosso município tem se destacado na psicultura”, disse o empresário Gilberto Rabelo.
Com Informações do Jornal do Campo da TV Anhanguera e fotos de divulgação internet.