quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Em Uirapuru, fazenda se destaca com a criação de peixe Pirarucu

Espécie chega a ter 2,5 metros e pode pesar mais de 150 quilos

Não é apenas nos grandes Rios do Brasil que o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo, pode ser encontrado. Em dezenove barragens no município de Uirapuru, crescem em tanques escavados dezenas de pirarucus, como outras espécies como o tambaqui criados pelo empresário Gilberto Rabelo na Fazenda Liberdade.

“Decidimos apostar nos peixes como forma de agregar valor e estamos muito satisfeitos com o resultado. Sempre pensei que a Fazenda Liberdade tivesse uma dupla aptidão, tanto com a criação do boi, como com a criação do pirarucu e outros peixes”, diz o criador Gilberto Rabelo.

São 40 hectares de lâmina d’água e a produção da propriedade chega há 80 toneladas por ano. Atualmente, a fazenda diversificou a criação com a introdução do tambaqui e matrinxã que exigiram investimentos maiores em técnicas e aprendizado prático para consolidar a criação. A meta é produzir 200 toneladas de peixe por ano.

De acordo com Gilberto, a criação do pirarucu começou com sete peixes doados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). “Muita gente não acreditava que o Pirarucu não reproduzisse em cativeiro e por sorte e também por muita dedicação conseguimos ter a desova aqui. A reprodução em cativeiro é muito difícil, temos que formar casais e com cinco anos os peixes chegam a cinquenta quilos. O gigante pirarucu pode atingir até 2,5 metros e pesar mais de 100 quilos. É um desafio enorme criar essa espécie e ainda temos muitas coisas para fazer, mas graças a Deus já evoluímos bastante e o nosso município tem se destacado na psicultura”, disse o empresário Gilberto Rabelo.

Com Informações do Jornal do Campo da TV Anhanguera e fotos de divulgação internet.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.