Premiação reflete a opinião dos consumidores sobre os serviços oferecidos pelas distribuidoras de energia em todo o Brasil
A Equatorial Goiás é uma das finalistas no prêmio Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024, na categoria Centro-Oeste, promovido pela Agência Nacional de Enerfia Elétrica (ANEEL). A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, no dia 19 de março.
O prêmio prestigia as empresas que alcançam as melhores colocações no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc), apurado anualmente desde 2000. De 9 de julho a 14 de novembro de 2024, mais de 29 mil consumidores e cerca de 600 municípios foram ouvidos pela Qualitest Inteligência em Pesquisa, empresa de pesquisa de opinião pública, contratada para a aplicação dos questionários.
Durante a pesquisa, os consumidores manifestam o grau de satisfação com relação aos serviços prestados pelas distribuidoras, avaliam a qualidade do fornecimento de energia e dos serviços prestados, além do atendimento e da confiança na distribuidora. Cerca de 600 municípios, ao longo de um pouco mais de quatro meses.
De acordo com o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, a indicação neste prêmio traz satisfação à empresa e é reflexo do trabalho intenso que a Equatorial Goiás tem desenvolvido nestes dois anos de concessão, ficamos à frente de outras distribuidoras que estão a mais tempo que a Equatorial atuando no Centro-Oeste. “A opinião dos nossos clientes é extremamente importante para definirmos ações de reforço na qualidade do atendimento e dos serviços prestados à população. O resultado desta pesquisa mostra que estamos no caminho certo e nos dá forças para mantermos nossa atuação, transformando, cada dia mais, a realidade do setor elétrico em Goiás. Sabemos do nosso desafio e estamos determinados na recuperação da rede e na entrega de uma energia com maior confiabilidade aos goianos”, ressalta.
Reconstrução da rede elétrica
Em dois anos, a rede elétrica de Goiás recebeu mais de R$ 3,6 bilhões em investimentos. Com cerca de 230 mil quilômetros de extensão, o equivalente a seis voltas em torno da terra, o sistema elétrico enfrentou uma remodelação após implantação e avanços do plano de reconstrução criado e executado pela Equatorial em território goiano. Em todo o Estado, a companhia entregou seis novas subestações, modernizou e ampliou 202 subestação e substituição de 10,3 mil equipamentos na rede elétrica.
Entre as principais obras entregues em 2024 está o complexo JK Jataí, composto por uma nova subestação e uma linha de distribuição de alta tensão, que contemplam mais de 70 mil clientes dos municípios de Jataí, Rio Verde, Serranópolis e Chapadão do Céu.
“Os nossos compromissos vêm sendo saldados, com um trabalho diário. O tamanho do investimento realizado, em curto espaço de tempo, não se via há anos no estado. A rede que encontramos era degradada, assim, investimos muito na reconstrução e gradativamente vamos evoluindo na qualidade do serviço que ofertamos em Goiás”, afirma Lener.
Restruturação do atendimento
A concessionária aposta em um novo modelo de atendimento nas agências, diferentemente do que vinha sendo feito. Ao assumir a gestão em Goiás, a companhia implementou um modelo de gestão e atendimento que já é executado pelo Grupo Equatorial em outros Estados e tem apresentado excelentes resultados: a descentralização do atendimento e implantação de cinco superintendências e 10 regionais.
Por meio de um novo modelo de contrato âncora comercial, a distribuidora reforça às portas abertas para as demandas dos clientes dentro das agências e dos canais de atendimento virtual. Assim, o cliente na ponta consegue ter mais voz e demandas atendidas. O esforço é intenso também para buscar a redução das solicitações de serviços que estavam atrasados na ouvidora e da ANELL, dando agilidade nos retornos e contatos com os clientes.
O trabalho implementado passa ainda por um canal direto com o Procon, através de atendimento exclusivo para orientações e esclarecimentos sempre que o órgão entender necessário. A distribuidora mantém contato constante com o Órgão de Defesa do Consumidor para atender solicitações e buscar aperfeiçoar seu modelo de atendimento em todas as regiões de Goiás. As ações são refletidas neste momento na satisfação dos clientes e consequentemente queda no número de reclamações junto ao Procon.
Transparência
Para deixar a relação ainda mais transparente com os clientes, a Equatorial Goiás tem uma iniciativa pioneira: o Trabalhômetro. A plataforma possibilita que os clientes monitorarem o andamento das obras de reconstrução e até mesmo quantas já foram concluídas. É possível acompanhar a evolução de cada uma dessas atividades, tanto por período, como por região. Para acessar basta entrar no site http://trabalhometro-equatorialgo.com.br.
Sobre o Iasc e o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor
O Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc) é resultado da pesquisa de satisfação anual realizada pela ANEEL desde 2000, que reflete a opinião dos consumidores sobre os serviços oferecidos pelas distribuidoras, visando estimular a busca constante pela melhoria na prestação de serviços.
Como estímulo adicional, em 2002, a Agência introduziu o Prêmio Iasc, destinado a destacar as distribuidoras mais bem avaliadas na percepção do consumidor. Anualmente, as empresas mais destacadas são agraciadas com um troféu, um certificado e um selo de qualidade, permitindo a incorporação deste último no material de divulgação de cada empresa. Em 2022, essa iniciativa evoluiu para o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor, mantendo os critérios de avaliação.