quinta-feira , 20 fevereiro 2025
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Equatorial Goiás é uma das finalistas do Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024

Premiação reflete a opinião dos consumidores sobre os serviços oferecidos pelas distribuidoras de energia em todo o Brasil

A Equatorial Goiás é uma das finalistas no prêmio Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024, na categoria Centro-Oeste, promovido pela Agência Nacional de Enerfia Elétrica (ANEEL). A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, no dia 19 de março.

O prêmio prestigia as empresas que alcançam as melhores colocações no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc), apurado anualmente desde 2000. De 9 de julho a 14 de novembro de 2024, mais de 29 mil consumidores e cerca de 600 municípios foram ouvidos pela Qualitest Inteligência em Pesquisa, empresa de pesquisa de opinião pública, contratada para a aplicação dos questionários.

Durante a pesquisa, os consumidores manifestam o grau de satisfação com relação aos serviços prestados pelas distribuidoras, avaliam a qualidade do fornecimento de energia e dos serviços prestados, além do atendimento e da confiança na distribuidora. Cerca de 600 municípios, ao longo de um pouco mais de quatro meses.

De acordo com o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, a indicação neste prêmio traz satisfação à empresa e é reflexo do trabalho intenso que a Equatorial Goiás tem desenvolvido nestes dois anos de concessão, ficamos à frente de outras distribuidoras que estão a mais tempo que a Equatorial atuando no Centro-Oeste. “A opinião dos nossos clientes é extremamente importante para definirmos ações de reforço na qualidade do atendimento e dos serviços prestados à população. O resultado desta pesquisa mostra que estamos no caminho certo e nos dá forças para mantermos nossa atuação, transformando, cada dia mais, a realidade do setor elétrico em Goiás. Sabemos do nosso desafio e estamos determinados na recuperação da rede e na entrega de uma energia com maior confiabilidade aos goianos”, ressalta.

Reconstrução da rede elétrica

Em dois anos, a rede elétrica de Goiás recebeu mais de R$ 3,6 bilhões em investimentos. Com cerca de 230 mil quilômetros de extensão, o equivalente a seis voltas em torno da terra, o sistema elétrico enfrentou uma remodelação após implantação e avanços do plano de reconstrução criado e executado pela Equatorial em território goiano. Em todo o Estado, a companhia entregou seis novas subestações, modernizou e ampliou 202 subestação e substituição de 10,3 mil equipamentos na rede elétrica.

Entre as principais obras entregues em 2024 está o complexo JK Jataí, composto por uma nova subestação e uma linha de distribuição de alta tensão, que contemplam mais de 70 mil clientes dos municípios de Jataí, Rio Verde, Serranópolis e Chapadão do Céu.

“Os nossos compromissos vêm sendo saldados, com um trabalho diário. O tamanho do investimento realizado, em curto espaço de tempo, não se via há anos no estado. A rede que encontramos era degradada, assim, investimos muito na reconstrução e gradativamente vamos evoluindo na qualidade do serviço que ofertamos em Goiás”, afirma Lener.

Restruturação do atendimento

A concessionária aposta em um novo modelo de atendimento nas agências, diferentemente do que vinha sendo feito. Ao assumir a gestão em Goiás, a companhia implementou um modelo de gestão e atendimento que já é executado pelo Grupo Equatorial em outros Estados e tem apresentado excelentes resultados: a descentralização do atendimento e implantação de cinco superintendências e 10 regionais.

Por meio de um novo modelo de contrato âncora comercial, a distribuidora reforça às portas abertas para as demandas dos clientes dentro das agências e dos canais de atendimento virtual. Assim, o cliente na ponta consegue ter mais voz e demandas atendidas. O esforço é intenso também para buscar a redução das solicitações de serviços que estavam atrasados na ouvidora e da ANELL, dando agilidade nos retornos e contatos com os clientes.

O trabalho implementado passa ainda por um canal direto com o Procon, através de atendimento exclusivo para orientações e esclarecimentos sempre que o órgão entender necessário. A distribuidora mantém contato constante com o Órgão de Defesa do Consumidor para atender solicitações e buscar aperfeiçoar seu modelo de atendimento em todas as regiões de Goiás. As ações são refletidas neste momento na satisfação dos clientes e consequentemente queda no número de reclamações junto ao Procon.

Transparência 

Para deixar a relação ainda mais transparente com os clientes, a Equatorial Goiás tem uma iniciativa pioneira: o Trabalhômetro. A plataforma possibilita que os clientes monitorarem o andamento das obras de reconstrução e até mesmo quantas já foram concluídas. É possível acompanhar a evolução de cada uma dessas atividades, tanto por período, como por região. Para acessar basta entrar no site http://trabalhometro-equatorialgo.com.br.

Sobre o Iasc e o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor

O Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc) é resultado da pesquisa de satisfação anual realizada pela ANEEL desde 2000, que reflete a opinião dos consumidores sobre os serviços oferecidos pelas distribuidoras, visando estimular a busca constante pela melhoria na prestação de serviços.

Como estímulo adicional, em 2002, a Agência introduziu o Prêmio Iasc, destinado a destacar as distribuidoras mais bem avaliadas na percepção do consumidor. Anualmente, as empresas mais destacadas são agraciadas com um troféu, um certificado e um selo de qualidade, permitindo a incorporação deste último no material de divulgação de cada empresa. Em 2022, essa iniciativa evoluiu para o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor, mantendo os critérios de avaliação.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Anglo American anuncia acordo para venda do negócio de níquel no Brasil, cujo valor pode chegar a US$ 500 milhões

O Grupo Anglo American anuncia, nesta terça-feira (18), a assinatura do acordo de venda da …

Elieudes entrega o Centro de Atendimento ao Cidadão de São Luiz do Norte

O CAC acolherá idosos em situação de vulnerabilidade social O prefeito Elieudes Moraes, juntamente com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.