Equipe técnica foi recebida pelos gestores da Ruraltins, Tocantins Parcerias e Seagro
Uma comitiva da Emater Goiás, liderada pelo presidente Rafael Gouveia, realizou uma série de visitas a instituições públicas no estado do Tocantins. O objetivo foi buscar um intercâmbio de experiências entre as instituições visando a implementação de novos projetos em Goiás. A delegação goiana foi recebida pelos gestores da Ruraltins, Tocantins Parcerias e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).
O principal objetivo da visita foi conhecer a estrutura e entender como funciona logística e a execução da principal feira agrotecnológica da região Norte do Brasil, realizada pelo Governo do Tocantins, a Agrotins. O evento promove o desenvolvimento do setor agropecuário, além de destacar as potencialidades do agronegócio no estado.
Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, as visitas realizadas pela comitiva no Tocantins foram fundamentais para dar direção do que será preciso fazer para implementar um modelo em Goiás. “A experiência que os tocantinenses tiveram ao longo de mais de 20 anos realizando a Agrotins vai nos ajudar a começar um projeto mais assertivo e na primeira edição já mostrar todo o seu potencial”, avalia.
O vice-presidente do Ruraltins, Joaquim Urcino, ressaltou a relevância do intercâmbio e como essa troca de conhecimento pode fortalecer ainda mais a assistência técnica no estado.
“Receber a equipe da Emater Goiás foi uma grande oportunidade para o alinhamento de estratégias que podem ser aplicadas tanto no Tocantins quanto em Goiás. Assim como fomos muito bem recebidos em nossa visita a Goiás, hoje pudemos mostrar como trabalhamos a assistência técnica aqui no estado. Discutimos iniciativas como a Feira da Colheita, que tem dado resultados expressivos, e o modelo de fomento emergencial, além das políticas voltadas para agricultores familiares, indígenas e quilombolas. Conhecemos o modelo do Crédito Social de Goiás, que é um sucesso e pode ser uma referência para o Tocantins. Nosso compromisso é consolidar parcerias como essa e garantir mais oportunidades e benefícios para os nossos produtores rurais”, pontuou.
Durante os dias que a comitiva da Emater Goiás esteve no Tocantins, a equipe foi recebida também secretário da Seagro, Jaime Café. O secretário e a equipe técnica da instituição apresentou os detalhes da organização da Agrotins e como é a logística para a realização do evento.
A comitiva também esteve na Tocantins Parcerias, instituição responsável pela estruturação dos espaços do evento, onde conheceu o modelo de gestão da Agrotins. Na sequência, o grupo visitou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), onde foi recebido pelo vice-presidente Gilberto Ferreira e pela diretora científica de inovação, Munique Oliveira. Eles compartilharam as orientações sobre a construção do pavilhão para a feira.
No segundo dia de agenda, a delegação esteve na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), onde a comitiva conheceu os laboratórios voltados para a pesquisa agropecuária, e seguiu para o Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, onde será realizada a Agrotins 2025. A comitiva também se encontrou com a coordenadora da Universidade Luterana do Brasil de Palmas, Conceição Previero, que presenteou a equipe com sementes crioulas e leguminosas. Os produtos serão utilizados nas aulas práticas do Agrocolégio Maguito Vilela, que funciona na sede da Emater Goiás, em Goiânia.
Para encerrar as visitas no estado, a comitiva foi conhecer o trabalho realizado no Campo Experimental da Embrapa Pesca e Aquicultura, onde foram recebidos pela chefe geral Danielle De Bem. A comitiva de Goiás contou com a participação do gerente de Apoio Administrativo e Logístico, Robson França; do gerente de Planejamento Estratégico, Fabiano Vargas; do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Gomides; e do engenheiro agrônomo Ricardo Pádua.