Comemoração do 76º aniversário da cidade juntou no mesmo palco que o governador o prefeito Mário Macaco, o deputado estadual Talles Barreto e o deputado federal Célio Silveira, todos do PSDB; Daniel Vilela voltou a elogiar o democrata
O aniversário de 76 anos da cidade de Itapaci reuniu, na manhã desta quarta-feira (11), o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela. É a segunda vez que os dois se encontram em evento desde uma inauguração em Aruanã, quando ambos se elogiaram, em meio a um contexto de possível aliança em 2022. Do PSDB, o deputado federal Célio Silveira e o deputado estadual Talles Barreto também participam.
O prefeito da cidade, Mário Macaco (PSDB), chegou ao evento no mesmo carro que Caiado. Informações de bastidores dão conta de que o tucano caminha para aderir à base do governador, apesar de ser filiado ao maior partido de oposição no Estado. Presente, Talles Barreto tem votado a favor de projetos do governo, apesar da orientação contrária do partido.
Talles Barreto, assim como o colega de Assembleia e partido Francisco de Oliveira, caminha para ser considerado base do governo na Casa, embora já tenha sido opositor ferrenho em anos anteriores. Como a coluna Giro mostra na edição de hoje do POPULAR, a sua ausência no evento que recebeu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em Goiás, foi lida por tucanos como uma sinalização de que pode mudar de partido. Ele, porém, já disse que não participou porque apoia o governador de São Paulo, João Dória (PSDB).
Célio Silveira também já foi descartado pela cúpula do PSDB para a formação de chapas proporcionais em 2022. Ele próprio, porém, já disse que pretende aproveitar a janela partidária no ano que vem para mudar de sigla. No evento em Itapaci, fez elogios a Caiado.
MDB
O evento reforça ainda mais a adesão de forças políticas antes antagônicas à base caiadista. Depois dos elogios em Aruanã, Daniel disse hoje em Itapaci que Caiado traz o reconhecimento por parte do governo do Estado ao que vem sendo realizado no município. A participação do líder emedebista no encontro se deve ao fato do vice-prefeito, Fábio Oliveira, ser filiado à sigla.
“[O governador] demonstra mais uma vez um gesto suprapartidário de apoio do governo, de uma gestão que busca, de fato, colaborar, contribuir com o Estado, independente de siglas partidárias. E é preciso reconhecer que o senhor de fato tem promovido uma transformação na prática política, na cultura política desse Estado”, disse Daniel durante o evento.
Ele ainda criticou gestões passadas: “Era um Estado que estava loteado por interesses outros, que não eram aqueles da população. E o senhor vem promovendo essa mudança. Toda mudança traz desafios a serem enfrentados e, com certeza, pela experiência e competência que o senhor tem, vai superar e colocar Goiás em um patamar que vai dar orgulho aos goianos.”
Até o momento, o que impede a certeza de uma aliança do MDB com Caiado é a posição contrária do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, que defende candidatura própria, e é cotado para disputar o mandato contra o governador. Daniel, por sua vez, tem sido colocado como possível candidato a vice-governador ou a senador na chapa de Caiado.
Inclusive, este é o primeiro evento em que o líder emedebista e o vice-governador, Lincoln Tejota, estão presentes. O último tem reafirmado seu desejo de disputar a reeleição para o cargo junto de Caiado. Além de Daniel, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSB) também é cogitado para compor a chapa majoritária, na vice do governador.
Lincoln, porém, disse que tem carinho por Daniel e afirmou reconhecer o trabalho da família pelo Estado. Segundo ele, o maior legado deixado por Maguito Vilela para Goiás foi o filho.
Fonte: Jornal O Popular