quarta-feira , 5 fevereiro 2025
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Fazendeiros e moradores estão assustados com a morte de centenas de peixes no Rio dos Bois

Fazendeiros e moradores estão assustados com a morte de centenas de peixes no Rio dos Bois

Fazendeiros e moradores estão assustados com a morte de centenas de peixes no Rio dos Bois, em Alto Horizonte. Eles denunciam que as atividades de uma mineradora podem estar causando algum tipo de poluição na água.

Conforme nota, a mineradora Lundin Mining informou que investigou a condição da água com testes preliminares, que indicaram parâmetros de Ph e oxigênio dentro da normalidade. Informou também que não houve descarte de produtos químicos no rio e que opera em conformidade com os padrões ambientais.

Os moradores começaram a notar a morte dos peixes no sábado (23). Divino Domingues conta que o sogro dele tem terras próximo ao rio e que uma situação como esta nunca aconteceu na região.

“Meu sogro e meu cunhado estiveram lá no sábado, não podem pescar porque não dá para comer os peixes de jeito nenhum. Tem um odor muito forte no rio. Todos os peixes estão morrendo”, contou Divino.

Conforme os ribeirinhos, os rios Formiga, Formiguinha e o Ribeirão Caraíbas, que também ficam na região do Rio dos Bois, não tiveram a morte de peixes até esta segunda-feira (25), o que os deixa ainda mais intrigados.

Ainda de acordo com a população local, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) esteve no local e recolheu amostras para análise.

Segundo a Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema), o caso será investigado.

Nota da mineradora Lundin Mining

A Lundin Mining (Brasil) foi informada por moradores sobre preocupações relacionadas a peixes mortos encontrados no Rio dos Bois no final de semana de 23 de outubro de 2021. A preocupação foi de que o evento poderia ser decorrente de uma potencial contaminação, uma vez que a qualidade da água do Rio dos Bois foi percebida por eles como diferente da usual em região vizinha à nossa operação.
A empresa investigou imediatamente a condição da água, com testes preliminares indicando que os parâmetros de pH e oxigênio estavam dentro dos limites normais e esperados. Além disso, foram coletadas amostras de água para análise em laboratórios competentes.
A Lundin Mining esclarece que não houve descarte de produtos químicos de seu processo no Rio Bois. Eventos, como os testemunhados, podem ser comuns em córregos e rios após as primeiras chuvas, desencadeados por baixo nível de oxigênio dissolvido na água relacionado à decomposição de materiais orgânicos provenientes sobretudo do carreamento do solo de áreas sem cobertura vegetal, como campos e pastagens.
A Lundin Mining opera em conformidade com os padrões ambientais aplicáveis. Todos os controles estão implantados e operando normalmente de acordo com os requisitos do nosso licenciamento ambiental, principalmente diques de contenção que evitam o carreamento de solo para os rios.
A Lundin Mining está continuamente aperfeiçoando seus controles para a proteção do meio ambiente por meio das melhores práticas em suas operações.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.