Fé, devoção e cultura no 4º Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo do Estado em Pilar de Goiás

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das maiores manifestações religiosa e culturais de Pilar de Goiás que completa 270 anos. A festa une a espiritualidade e o folclore para agradecer ao Espírito Santo os dons e as graças recebidas durante o ano anterior.

Festa do Divino Espírito Santo foi realizada no município de Pilar de Goiás, no último dia 11, onde aconteceu o 4º Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo do estado de Goiás.

O prefeito Sávio fez questão de agradecer e homenagear a ex-secretária da Cultura que teve que se afastar do cargo por motivo de saúde. “Quero parabenizar e reconhecer o trabalho que a dona Kênia desempenhou na área da Cultura de Pilar de Goiás, sempre com muito carinho, amor e dedicação ela foi uma das grandes responsáveis por esse encontro aqui hoje. Que Deus e o Divino Espírito Santo abençoe você e toda a sua família e você será sempre minha secretária” disse o prefeito Sávio.

Na abertura do evento religioso, foi servido um café da manhã regado as comidas típicas da região como; bolo de arroz, mané pelado, dentre vários outros, em seguida o tradicional desfile pelas ruas da cidade até a igreja para a celebração da santa missa e para finalizar, foi servido um delicioso almoço para toda comunidade pilarense e todas as comitivas, das cidades de Jaraguá, Pirenópolis, Cidade de Goiás e Niquelândia.

“Foi um momento de fé e muita devoção, estou muito feliz por sempre participar e apoiar as festas culturais de Pilar de Goiás, agradeço ao Padre Cornélio pelo empenho e pela parceria para a realização desse belíssimo evento”, ressalta o prefeito.

Outro momento marcante das festividades é a entrega das três folias ao Pároco (Folia Sertão dos Picos, Sertão do Meio e Folia São Patrício), que ocorre um dia depois da marcha da bandeira. Nesse mesmo dia também é celebrada a missa em ação de graças aos donos de pousos e foliões, procissão do resplendor do Divino e conduzida pelos tocheiros do Divino e irmandade do Santíssimo Sacramento e população local. “A festividade do Divino Espírito Santo é um momento de adoração e fé, mas é também uma forma de mantermos a tradição de 270 anos do Império do Divino. Isso mostra que, a cidade está conseguindo manter viva toda a sua história e acima de tudo, está repassando essa tradição para as gerações futuras. Quero agradecer o apoio do prefeito Sávio, por que sem a ajuda dele, essa festa não seria realizada”, pontua o padre Cornélio.

A celebração é realizada no período de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, e começa com o giro das folias, na zona rural e urbana. Os foliões partem para as visitas levando a bandeira do Divino com o objetivo de recolher donativos, chamar o povo para a festa e levar as bênçãos do Espírito Santo. Os donos das fazendas enfeitam suas casas, preparam o altar e muita comida para receberem a bandeira do Divino e os foliões.

A plenitude da ação do Espírito Santo nos corações dos fieis é representada em forma de Sete Dons: Entendimento, Ciência, Sabedoria, Conselho, Piedade, Fortaleza e Temor de Deus.

Marcaram presença no evento, o prefeito Sávio Soares juntamente com a 1ª dama Flaviane, os senadores Ronaldo Caiado e Wilder Moraes, o deputado Federal Pedro Chaves, deputados estaduais Bruno Peixoto, José Nelton e Nédio Leite, vice-prefeito João Grilo, prefeito de Santa Terezinha de Goiás Marcos Cabral, Prefeito de São Luiz do Norte Jacob Ferreira, ex-prefeito de Anápolis João Gomes representante do Governador Marconi Perillo, vereadores, secretários municipais, servidores, entre outros.

A festa vai do dia 27 de maio até 25 de junho

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.