sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Governador e Senadores visitam mineradora Sama e pedem a liberação do amianto

Em visita a Minaçu, governador, presidente do Senado e parlamentares defendem reabertura da empresa e retomada de empregos no município

As ruas de Minaçu, ficaram repletas de faixas com as seguintes frases: “Queremos nossos empregos de volta” e “Somos todos Sama”. A cidade, que nasceu junto com a empresa que explora a mina de amianto, sofre com a decisão judicial, tomada pelo Supremo Tribuna Federal (STF), que interrompeu os trabalhos da Sama e inviabilizou a economia da cidade, afetando o sustento de milhares de famílias que residem no município. Para reverter essa situação, o governador Ronaldo Caiado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, senadores e deputados visitaram a cidade para ver de perto os reflexos que a decisão do STF provocou em Minaçu.

Alcolumbre destacou que o plenário do Senado aprovou requerimento de autoria do senador goiano Vanderlan Cardoso, do senador Luís do Carmo e outros senadores, para que o Senado pudesse compor uma comissão externa para ir a Minaçu, visitar a Sama, e ver de perto a situação do município. Segundo ele, “a visita do Senado foi importante para verificar as instalações da mineradora, que gera riqueza, paga imposto e gera emprego, e levar o sentimento da população às autoridades do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria-Geral da República. O que o povo brasileiro quer é emprego, é ter oportunidade”.

O governador Ronaldo Caiado explicou que sua posição é de total apoio ao funcionamento da Sama e ressaltou que o amianto crisotila, extraído pela empresa, é o único reconhecido mundialmente capaz de ser explorado e utilizado na produção de fibrocimento, sem causar nenhuma consequência ou sequela à população.

“Quero deixar claro, em primeiro lugar, que uma decisão de tamanha importância como esta não pode ser contaminada por imposições multinacionais. O Supremo Tribunal Federal tem que rever esta decisão. Os Estados Unidos tiveram a humildade de rever sua posição e já autorizam o uso de fibrocimento. Por que aqui esta ação no sentido de dilapidar, inviabilizar uma cidade? Não é apenas uma vila que se fecha neste momento, é uma cidade que vai desaparecer”, ressaltou o governador.

Caiado agradeceu o empenho dos senadores, deputados federais e estaduais e fez um agradecimento especial ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e disse que “seu gesto vai contribuir muito para podermos, juntos, manter viva nossa Minaçu”.

Autor do requerimento no Senado, que criou a comissão externa para visitar Minaçu, o senador Vanderlan Cardoso destacou que a visita é importante para conferir, in loco, a quantidade de empregos extintos numa cidade que tem quase 40 mil habitantes. “Estamos aqui com o governador para buscarmos uma solução, juntos, com os trabalhadores, a classe política do município, do Estado de Goiás, da Assembleia, Câmara e Senado Federal. Com certeza que essa posição do STF será revista”, afirmou Vanderlan.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.