As chuvas que começaram em todo o território goiano acendem um sinal de alerta para a prevenção dos casos de dengue. O Boletim Semanal de Dengue revela que neste ano, entre 4 de janeiro e 7 de novembro, foram notificados 178.867 casos da doença, o que indica um avanço de 55,99% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total de casos, 88.658 foram confirmados por meio de exames clínicos e laboratoriais.
A gerente de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Magna Maria de Carvalho, destaca que este início do período chuvoso é ideal para que tanto a população quanto os gestores municipais desenvolvam as ações visando à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Os ovos do inseto transmissor permanecem por mais de um ano no ambiente e eclodem horas depois de permanecerem em água parada. Logo em seguida, transformam-se em mosquitos”, sublinha.
Dever de casa
Magna Carvalho aponta a necessidade de os gestores desenvolverem ações de manejo ambiental em seus municípios, entre as quais o recolhimento sistemático do lixo. Também destaca a importância de a população em geral “fazer o dever de casa” com o recolhimento no quintal de objetos que possam acumular água e a limpeza de calhas e caixas d´agua, entre outras ações.
Os dados do Boletim Semanal da Dengue divulgado nesta quinta-feira, dia 12, pela Secretaria de Estado da Saúde, também demonstram que Goiânia ainda ocupa o primeiro lugar no ranking de casos notificados da doença, com o registro de 78.364 notificações. Na sequência estão os municípios de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Mineiros, Goianira, Goiatuba, Valparaíso de Goiás e Ceres.
A Suvisa, por meio da coordenação de Educação e Comunicação, realiza, no próximo dia 17, dois eventos voltados à atualização profissional de gestores e servidores de saúde sobre prevenção à dengue. Um deles é a apresentação de Experiências Exitosas, desenvolvidas em diferentes municípios, que resultaram na diminuição de casos da doença. O outro é o Encontro de Síndicos Dengueiros, no qual o representante de cada imóvel público e particular fará a exposição das ações mobilizadoras que contribuíram para a diminuição de casos da enfermidade.