quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Início das chuvas acende alerta para dengue

Governo DengueAs chuvas que começaram em todo o território goiano acendem um sinal de alerta para a prevenção dos casos de dengue. O Boletim Semanal de Dengue revela que neste ano, entre 4 de janeiro e 7 de novembro, foram notificados 178.867 casos da doença, o que indica um avanço de 55,99% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total de casos, 88.658 foram confirmados por meio de exames clínicos e laboratoriais.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Magna Maria de Carvalho, destaca que este início do período chuvoso é ideal para que tanto a população quanto os gestores municipais desenvolvam as ações visando à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Os ovos do inseto transmissor permanecem por mais de um ano no ambiente e eclodem horas depois de permanecerem em água parada. Logo em seguida, transformam-se em mosquitos”, sublinha.

Dever de casa
Magna Carvalho aponta a necessidade de os gestores desenvolverem ações de manejo ambiental em seus municípios, entre as quais o recolhimento sistemático do lixo. Também destaca a importância de a população em geral “fazer o dever de casa” com o recolhimento no quintal de objetos que possam acumular água e a limpeza de calhas e caixas d´agua, entre outras ações.

Os dados do Boletim Semanal da Dengue divulgado nesta quinta-feira, dia 12, pela Secretaria de Estado da Saúde, também demonstram que Goiânia ainda ocupa o primeiro lugar no ranking de casos notificados da doença, com o registro de 78.364 notificações. Na sequência estão os municípios de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Mineiros, Goianira, Goiatuba, Valparaíso de Goiás e Ceres.

A Suvisa, por meio da coordenação de Educação e Comunicação, realiza, no próximo dia 17, dois eventos voltados à atualização profissional de gestores e servidores de saúde sobre prevenção à dengue. Um deles é a apresentação de Experiências Exitosas, desenvolvidas em diferentes municípios, que resultaram na diminuição de casos da doença. O outro é o Encontro de Síndicos Dengueiros, no qual o representante de cada imóvel público e particular fará a exposição das ações mobilizadoras que contribuíram para a diminuição de casos da enfermidade.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.