“A Descoberta de Quim Labareda” aborda tema importante e conscientiza as crianças de maneira lúdica
Nova Iguaçu de Goiás e Alto Horizonte receberam nos dias 29 e 30 de agosto a peça “A Descoberta de Quim Labareda”, que abordou, de maneira lúdica, o perigo e consequências das queimadas. O evento foi realizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet com produção do Grupo Komedi e patrocínio da empresa Yamana Gold.
As apresentações foram gratuitas e abertas ao público e aconteceu dia 29 de agosto na Escola Municipal Branca de Neve, na cidade de Nova Iguaçu de Goiás e dia 30 de agosto na Escola Municipal Divino Bernardo Gomes, na cidade de Alto Horizonte.
A peça contou a história de Quim Labareda, uma pequena fagulha, que estava triste pois soube que o fogo fazia muito mal ao homem, queimava suas matas, seus lixos e destruía quase tudo. Quim com sua força e luz, ensina a todos, dos perigos de queimar o lixo ou ainda os pequenos campos das agriculturas informais próximos as cidades, mostrando o perigo para os aeroportos e para as rodovias. Ele quer mostrar para as pessoas que o homem pode sim fazer uso do fogo, desde que haja equilíbrio.
“A peça teatral infantil, utiliza personagens divertidos para alertar ao pequeno cidadão as consequências que as queimadas inadequadas podem trazer para o meio ambiente e também para o ser humano. A ideia é conscientizar as crianças por meio do teatro como cultura e linguagem artística, contribuindo para a formação humana e cultural delas. Os temas são sempre motivados a provocar uma mudança de atitude em relação a aspectos ambientais, sociais e humanos de maneira lúdica, ressalta o Supervisor de Marketing do Grupo Komedi, Welson Ribeiro.
Para a Yamana, esta é mais uma oportunidade de se aproximar das pessoas por meio da conscientização sobre temas importantes. “A sustentabilidade e o relacionamento transparente com a comunidade são dois dos pilares fundamentais da atuação da empresa. É sempre muito importante apoiar estratégias que educam e formam cidadãos e, consequentemente, profissionais mais conscientes. Isso começa desde a infância”, reforça Daniel Daher, gerente geral da Mineração Maracá Indústria e Comércio, unidade da Yamana em Alto Horizonte.