A Polícia Civil prendeu 13 pessoas na Operação Amsterdã realizada no último dia 9, em Ceres, Carmo do Rio Verde e Uruana. A ação cumpre 30 mandados de busca e apreensão. A investigação iniciada em dezembro resultou na apreensão até agora de mais de 30 pedras de crack, tabletes de maconha e pés de maconha cultivadas no quintal de uma residência em Ceres. Sessenta policiais civis e 50 policiais militares atuam na operação.
Segundo o delegado titular de Ceres, Alexandre Alvim Lima, a necessidade da ação intensiva surgiu quando assumiu a delegacia do município em dezembro. Ele percebeu que traficantes e usuários das três cidades agiam como se o comércio de drogas estivesse liberado. Foram mapeados os pontos de venda de entorpecentes e solicitados à Justiça mandados de busca e apreensão. Cinco prisões ocorreram em Carmo do Rio Verde, quatro em Ceres e um em Uruana.
Alexandre afirma que além das drogas, foram apreendidas armas de fogo, inclusive de uso restrito da polícia, e mais de 200 munições. A Polícia investiga uma loja de Ceres que estaria vendendo munições .40 (de uso restrito). A operação foi denominada Amsterdã em referência à cidade Holandesa em que a venda e uso de drogas são liberados. A ação está em andamento.