O projeto tem despertado o gosto pela música em jovens do município e tem ganhado destaque a cada dia.
Um projeto da prefeitura de Uruaçu, por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), tem transformado a cidade através da música com o projeto “Orquestra Jovem”. Desde que foi iniciado em agosto de 2013, violoncelos, violinos, violas de arco, tambores, Cajon, saxofone e partituras, dentre outros, são elementos que estão fazendo parte da realidade de jovens e adolescentes que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A iniciativa corresponde a uma expectativa de ação cultural do município e uma eficaz alternativa de integração social e tem proporcionado a esses jovens, sua inserção na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais.
Integrar a Orquestra Jovem e tocar um instrumento tem sido também motivo de orgulho tanto para os jovens e familiares como também para o município que se encanta cada vez mais com o talento daqueles que escolheram se dedicar a essa expressão artística. O projeto tem transformado a vida desses jovens e adolescentes. Rute Helen, de 17 anos, que há dois anos integra a Orquestra, disse que, pretende continuar no projeto. “Gosto bastante, não me vejo sem, não só pelo fato de tocar, mas pela amizade que tenho com todos. Sinto falta quando não estou junto à eles”, disse. O jovem Adriano Dias Aguiar, de 16 anos, salientou que antes de fazer parte da Orquestra era indisciplinado, mas que, conforme foi participando do projeto, seu comportamento melhorou.
Um dos destaques da Orquestra é o jovem Uziel Pedro Rocha Inácio, de 20 anos e que está desde o início no projeto. O jovem conta que havia parado os estudos quando cursava o 6º ano do Ensino Fundamental, mas ao integrar a Orquestra Jovem, retomou os estudos e hoje está cursando o 1º ano do Ensino Médio. Começou tocando violão, mas agora também toca violino, é considerado o melhor aluno e tem auxiliado outros jovens que estão iniciando no projeto.
“Para nós é motivo de alegria ver esses jovens se destacando a cada dia. Quando iniciamos esse projeto, muitos alunos não queriam estudar, mas a paixão pelo projeto e pela música, despertou para que eles voltassem à escola. Hoje a cidade os olham com outros olhos, porque é um projeto vitorioso. E o objetivo era de inserir de fato esses jovens na sociedade e transformar vidas”, ressaltou o professor e um dos idealizadores do projeto, Gustavo Henrique Prates.
O professor Zilmar Fernandes, ressalta que muitos jovens não tinham grandes perspectivas, mas hoje, estão com sonhos maiores e estão tomando outro rumo na vida. O coordenador do CRAS, Joizimar Titoneli e também um dos idealizadores do projeto, disse que no momento, 25 alunos compõem de forma fixa a Orquestra, mas que a tendência é que até o fim desse ano chega-se a 50 alunos. “O lema desse projeto é fazer cidadania através da música, então para nós é de suma importância, é como ver um filho crescendo. Além de ser um sonho realizado, essa Orquestra está acima de prefeitura, de CRAS, e sim podemos considerá-la um patrimônio de Uruaçu e tem que ser cuidada e trabalhada”, disse Titoneli.