As casas entregues são frutos da renúncia de salário do prefeito para construir moradias para as famílias de baixa renda do município. O compromisso foi feito assim que assumiu o mandato em 2013.
A manhã de quarta-feira (16) foi especial para três famílias que realizaram o sonho de ter a casa própria. Esse benefício só foi possível graças ao desprendimento do prefeito Geraldo Martins que abriu mão de receber seu salário de prefeito no valor de R$ 13,5 mil mensais para construção de casas populares destinadas às famílias de baixa renda município. A renúncia é uma promessa de campanha e foi oficializada em decreto do Executivo, assinado pelo próprio prefeito, no qual o dinheiro é disponibilizado em uma conta especial para a Secretaria Municipal de Habitação.
As moradias edificadas no Residencial Morada Nova possuem um padrão rígido de qualidade, com área construída de 50 metros quadrados, contendo sala, cozinha americana, quartos, banheiro, área de serviço, toda forrada e na cerâmica. O critério de seleção é o mesmo estabelecido em Lei e a triagem foi feita pela Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Secretaria de Habitação. Com essas três casas entregues, somam agora, 12 casas construídas com a renúncia de salário do prefeito. Uma das famílias beneficiadas foi da atleta da Seleção Brasileira de Luta Olímpica, Laís Nunes, que é orgulho para o município e que agora também realiza o sonho da moradia própria da sua mãe.
No mesmo residencial outras 40 casas estão sendo erguidas pelo programa Minha Casa Minha Vida, por meio de parcerias entre Caixa Econômica, Agehab e Prefeitura, 10 já foram entregues e as 30 casas que ainda restam ser entregues, já estão com 90% concluída, e agora buscam parceria com a Agehab para a finalização.
“Além de ser um prazer, é um compromisso de campanha que está sendo cumprido. Estamos construindo em média quatro casas por ano, já entregamos doze e tem mais três casas que serão iniciadas brevemente. Essa escolha se dá através de um cadastro feito pela Secretaria de Assistência Social e de Habitação, e nós priorizamos aquelas pessoas que vivem em situação precária de residência e pessoas portadoras de necessidades especiais. Estamos entregando uma casa para a mãe da atleta Laís Nunes também, que foi um compromisso nosso e é uma solicitação de muito tempo para ajudar sua mãe (Maria), que é uma pessoa que precisa, além disso, é uma forma de reconhecimento pelo que a Laís representa hoje para nós, uma atleta que foi classificada para o Rio 2016 e esse presente é uma forma de reconhecimento por levar o nome de Barro Alto e de Goiás ao mundo”, disse Geraldo Martins.
“Parabéns aos contemplados, que sejam felizes nessa nova jornada e morada de vocês. A partir do momento que o ser humano tem uma residência, ele é uma pessoa feliz”, disse a primeira-dama Nilza Martins.