Aleluia, aleluia, Cristo ressuscitou! Foi com esses gritos em coro que centenas de crianças saíram às ruas da cidade de Pilar de Goiás no Domingo de Páscoa (21). Uma equipe de jovens da igreja foram os guias, que através das badaladas dos sinos, direcionaram as crianças nas residências onde moradores aguardavam os maratonistas da Corrida da Aleluia para jogarem balinhas, pirulitos e chocolates pra elas, como forma de recompensa pela alegria da garotada comemorando a ressurreição de Jesus Cristo. E quem disse que são só as crianças que participam? Que nada, até hoje pessoas de várias idades se misturam com as crianças na festa religiosa que já dura 234 anos de tradição, mas é preciso muito preparo físico e fôlego para percorrer todas as ruas da cidade em busca de encher sua sacolinha de balinhas e outras guloseimas, pois não é fácil acompanhar o pique da garotada.
Seu Domingos de Castilho de 74 anos, lembra que na sua época os moradores jogavam gomos de cana e amendoim torrado, o que não tirava o encanto e alegria de quem participava da Corrida da Aleluia. “Na minha época as pessoas não tinham condições financeiras para comprar balinhas, então elas descascavam a cana e torravam o amendoim para distribuir para as crianças. Lembro de uma vez, a pessoa que teve a infeliz ideia de jogar areia para a criançada, em um gesto de descrença, teve muito azar na vida, acho que foi “castigo” de Deus, porque com essas coisas não se brinca”, conta.
O prefeito Sávio que sempre participou da festa, disse que, desde que assumiu a prefeitura vem apoiando a festa com doação de uniformes, sacola para armazenar as balinhas e café da manhã. “É uma alegria muito grande participar de um evento tão importante como esse pra nós pilarenses. Eu que nasci e cresci aqui, sempre participei dessa corrida e hoje como prefeito tenho apoiado todos os anos com doação de kits para as crianças (sacola e camisetas), além da distribuição de 500 ovos de páscoa. Esse é um evento que já dura 234 anos e nós estamos sempre apoiando para que ele continue crescendo e mantendo essa tradição religiosa que é a ressurreição de nosso senhor Jesus Cristo”, ressalta o prefeito Sávio.
A corrida teve início logo após a celebração da santa missa com o padre Beneval Menezes Teles, e um reforçado café da manhã no Salão Paroquial. O prefeito Sávio Soares que também participa do evento todos os anos, aproveitou a presença das crianças para entregar a elas, 500 ovos de Páscoa. Esse evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Pilar de Goiás, através da Secretaria de Assistência Social e a Paróquia Nossa Senhora de Pilar.