Welinton Rodrigues (Nenzão) de Campinaçu, é considerado desde o dia 18, foragido da Justiça. Ele é um dos acusados de participar de um grupo que lesou a Receita Federal em R$ 200 milhões e que estendeu fraudes a 13 cidades goianas e outros municípios nos Estados do Pará, Mato Grosso e Minas Gerais.
O prefeito Nenzão teve o pedido de prisão temporária decretado na última sexta-feira (13) e até hoje (19) ele ainda não havia se apresentado à Polícia Federal, que está realizando as investigações. O prefeito já havia sido denunciado pelo Ministério Público estadual (MP-GO), por improbidade administrativa. Ele não atendeu as ligações da reportagem.
Dez presos em Goiás e dois em Minas Gerais, acusados de integrar grupo de 62 supostos responsáveis pelas fraudes, foram colocados em liberdade na tarde de ontem. Eles ficaram presos temporariamente por cinco dias. Todos foram ouvidos pela Polícia Federal, que entendeu não haver necessidade de prorrogação do tempo de prisão.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências de 11 prefeitos e de 1 vereador – 9 em Goiás e 2 no Mato Grosso. O delegado de Repressão a Crimes Fazendários, Rodrigo de Lucca Jardim, acredita que a organização pode ter atuado em 35 prefeituras goianas, 8 no Pará, 6 no Tocantins e 4 no Mato Grosso.
A Operação Apate, da PF, foi desencadeada na última sexta-feira e prendeu 13 pessoas, 10 delas em Goiás. Apenas Nenzão ainda não foi preso. A operação teve início a partir de pedido de fiscais da Receita Federal em Goiás, no primeiro semestre de 2010. O esquema começou em Minaçu e se espalhou, inicialmente, para cidades próximas.
O esquema consistia em retificar a Declaração de Imposto Retido na Fonte (Dirf), emitida apenas por fontes pagadores (Estados, municípios, empresas). Os fraudadores inchavam as declarações com centenas de beneficiários fictícios, que eram restituídos por rendas que nunca geraram. Nós tentamos contato com o prefeito várias vezes, mas, ainda não conseguimos.
ladrãooooooooooooooooooooo
Vc devia ter mais um pouco de responsabilidade, se for roubar,rouba direito. LADRÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
vc devia parar de roubar os outros que trabalham.e para de trocar de carro todo o mes
VOCÊ DEVERIA PENSAR NOS POBRES DA CIDADE NÃO PENSAR EM ROUBAR AS VERBAS DA PREFEITURA de campinaçu
vc vai morrer na cadeia
ja quue voces falam de campinaçu ou seja do nenzão manda reporteres pra ca e ve oque eles acham dissso se eles concocrdam ou não com isso
todos sao uns bandos de pessoas mau agradecida?
força nezao vc vai sai dessa
porque so o nenzao tem que ser prezo ele pode ser errado mas os outros prefeitos devem ser prezos tambem por que eles fizeram parte de quadrilha. Lilian de campinaçu goias av;31 de março bairro morro do alem