quinta-feira , 23 outubro 2025

Rumo já plantou mais de 1 milhão de mudas nativas na Malha Central

Ações reforçam o compromisso da concessionária com a eficiência energética, a sustentabilidade e a biodiversidade do Cerrado

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, atingiu em 2025 o plantio de mais de 1 milhão de mudas na Malha Central (também conhecida como Ferrovia Norte-Sul), no bioma Cerrado. Os primeiros trabalhos foram iniciados em 2021, após a concessionária vencer o leilão dos Tramos Central e Sul da ferrovia, e assumir a concessão dos 1.537 quilômetros do trecho entre Estrela D’ Oeste (SP) e Porto Nacional (TO).

O plantio de mudas faz parte de um projeto de longo prazo que prevê um total de 2,4 milhões de mudas para o cumprimento integral da compensação. “A atuação da Rumo vai muito além de transportar carga: nosso movimento se estende ao cuidado e à regeneração do meio ambiente. Na Ferrovia Norte-Sul, estamos recuperando áreas degradadas, conectando florestas e protegendo espécies ameaçadas de extinção”, explica Jonathan Gusso, coordenador de Flora da Rumo.

As mudas são plantadas em áreas administradas pela empresa, bem como em propriedades de comunidades próximas à ferrovia. Um exemplo é o Programa Juntos pelo Araguaia, que foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO), que já totalizou 50 hectares de compensação.

“Cada muda plantada representa um passo em direção à restauração de habitats. É uma iniciativa que deixará um legado para a região e que requer um monitoramento constante”, destaca Jonathan.

O monitoramento e a manutenção dos plantios são rigorosos e contínuos, com duração de três anos. Durante esse tempo, as mudas recebem cuidados essenciais, como adubações e roçadas, até se tornarem árvores jovens, que vão contribuir para o desenvolvimento de novas florestas.

Contribuição para a descarbonização da matriz de transportes

Além do cuidado com a biodiversidade, a ferrovia também contribui para o desenvolvimento do país, representando uma solução logística segura, eficiente e que desempenha um papel fundamental na redução das emissões de carbono.

No último ano, a empresa movimentou mais de 79,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) nos 9 estados brasileiros em que opera. Com ganhos em eficiência energética, a companhia atingiu a redução de 3,3% nas emissões específicas evitando a liberação de 6,9 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera, em comparação à mesma quantidade de carga transportada pelo modal rodoviário.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Rumo testa prontidão ambiental em Brazabrantes (GO)

Simulado treinou equipes para conter vazamento de combustível próximo ao manancial que abastece o município …

Grupo Equatorial é reconhecido como uma das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação 2025Grupo Equatorial é reconhecido como uma das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação 2025

Somente neste ano, companhia já investiu mais de R$ 187 milhões em projetos de transformação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.