Jovens de 13 a 16 anos poderão fazer parte do Programa de Educação Ambiental desenvolvido em Niquelândia. Objetivo é disseminar cultura em prol da preservação
A Votorantim Metais Unidade Niquelândia recebe, até o dia 23 de fevereiro, inscrições de jovens interessados em integrar o Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa. Os monitores selecionados receberão treinamento sobre temas relacionados ao meio-ambiente e realizarão, ao longo do ano, uma série de ações de conscientização junto à comunidade local. Eles participam de palestras, visitas técnicas, trilhas ecológicas, trabalhos de reciclagem e divulgação de materiais informativos em diferentes localidades de Niquelândia e região.
Programada para 25 de fevereiro, a seleção de monitores ambientais terá fases como prova escrita, dinâmica de grupo e entrevista. São 30 vagas destinadas a filhos de colaboradores da Votorantim Metais Unidade Niquelândia. Para participar, os jovens devem ter entre 13 e 16 anos, estar matriculados no ensino regular e possuir cartão de vacinação atualizado. As inscrições são feitas nas escolas de Niquelândia ou na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da mineradora.
Segundo o engenheiro ambiental Lucio Flavio Silva da Mota, que coordena o PEA, após aprimorar noções sobre temas como gestão de águas, emissões atmosféricas e coleta seletiva, os jovens se tornarão agentes multiplicadores e mobilizadores da causa ambiental. “O Programa tem um amplo alcance, beneficiando mais de 25 mil pessoas em suas ações”, relata. Para 2012, foram planejadas atividades na planta industrial da Votorantim Metais Unidade Niquelândia, parcerias com o poder público e um seminário aberto a toda a comunidade no município de Colinas do Sul, entre outros.
O trabalho desenvolvido em Niquelândia foi reconhecido, em 2011, com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes. Em 2009, o PEA venceu o Prêmio Goiás de Gestão Ambiental na categoria Educação Ambiental Corporativa. Segundo o gerente-geral José Maximino Ferron, as conquistas certificam o compromisso da mineradora em apoiar ações que reflitam de forma eficaz na preservação dos recursos naturais. “Investir em desenvolvimento sustentável é uma postura estratégica e, por isso, a Votorantim Metais articula não apenas seus colaboradores, mas a comunidade como um todo em prol da causa”, avalia. Em atenção a esses resultados, a mineradora ampliou em um terço os investimentos para o PEA em relação ao ano passado.