Ação foi realizada com a participação da comunidade e o com o apoio do Sebrae
Representantes de diversos segmentos de Minaçu, participaram na sexta-feira (20) do Fórum de Lideranças para o Desenvolvimento Municipal, que tem como principal objetivo identificar e colher sugestões sobre demandas prioritárias nas áreas ligadas à economia, ao social e ambiental. O Fórum visa ainda estabelecer estratégias e buscar o aperfeiçoamento das ações desempenhadas nos âmbitos da Educação, Habitação, Segurança Pública, Cultura e Lazer, Saúde, do Empreendedorismo e Transporte, evitando a ocorrência de duplicação de programas, por meio da elaboração de um Plano de Ação a ser colocado em prática e com ações possíveis de serem realizadas a curto e longo prazo, com previsão para execução até 2021.
O Fórum de Lideranças para o Desenvolvimento de Minaçu aconteceu no Salão de Eventos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Durante o ato público foram repassadas orientações sobre as diretrizes que permearão o processo de elaboração e implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento. Depois de ouvirem as explicações a respeito das ações do Fórum, os atores do projeto foram divididos em três grupos e por fim apresentaram demandas locais relacionadas aos três eixos propostos:
Fatores Econômicos (Ambiente Legal, Empreendedorismo Urbano e Rural, Inovação, Matriz Energética, Modal de Transportes, Turismo, e Cultura – Economia Criativa); Fatores Sociais: (Educação, Saúde, Segurança, Esporte, Habitação, Emprego e Renda e Mobilidade e Acessibilidade Urbana); Fatores Ambientais: (Aspectos Hidrográficos, Plano Diretor, Zoneamento Urbano, Uso do Solo, Saneamento básico e Unidade de Conservação Ambiental).
Nas discussões foram apresentadas 37 propostas que foram distribuídas em uma escala cronológica para serem colocadas em práticas nos próximos 27 meses. Entre as ações que ainda deverão acontecer neste ano estão: a criação do Plano Municipal de Turismo; o cumprimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva do Lixo; o monitoramento da Lei do Menor Aprendiz e promoção da qualificação dos menores; e intensificação da fiscalização ambiental no município.
Para o próximo ano estão previstas: a implantação do Aterro Sanitário; parcerias com o governo federal a fim de concluir a implantação do Sistema de Saneamento Urbano; viabilização da criação de uma maternidade municipal; fomento ao esporte aquático; criação de cursos de capacitação para o atendimento aos turistas; articulação de parceria com o objetivo de adquirir uma UTI Móvel para o município; viabilização da contratação de médicos especialistas para a ESF; e implantação nas escolas disciplina voltada para o empreendedorismo.
Já para a reta final do Plano de Ação em 2020 foram projetadas ações no sentido de criar leis de incentivos fiscais e estabelecer mecanismos que possam impulsionar a geração de emprego e renda; implantar sistema de coleta de energia solar, considerada energia limpa; criar um mercado municipal; instituir o Distrito Agroindustrial de Minaçu; criar estrutura organizada de domínio municipal para de fomentar a aquicultura e a pesca; e elaborar o Plano Municipal de Interesse Social.
O relatório do Plano de Ação, resultado da contribuição dos agentes que participaram do Fórum de Lideranças para o Desenvolvimento Municipal de Minaçu foi entregue ao secretário de Administração Maurílio Rodrigues da Silveira e ao coordenador do projeto Julião Clementino Moreira, documento que posteriormente deverá ser encaminhado ao prefeito do município.
O secretário Maurílio Rodrigues Silveira ressaltou a importância da criação de um Plano de Desenvolvimento para o município, lembrando que Minaçu necessita criar, urgentemente, outros mecanismos que possam gerar emprego, tendo em vista que a maior empresa geradora de economia do município, a Sama, que atua na extração do Amianto Crisotila se encontra em processo de fechamento.
“Vivemos um momento crucial e precisamos buscar novas práticas e incentivos que possam garantir a continuidade e o reestabelecimento da economia em nosso município. Este projeto do Sebrae apoia principalmente empresas pequenas que vão buscar este objetivo seja através da piscicultura ou de outras atividades rurais, o município está precisando fomentar estes setores e esta parceria com o Sebrae é muito importante” afirmou Maurílio Silveira.
A Mineradora Sama gerava em Minaçu aproximadamente 1500 empregos diretos e indiretos, segundo afirmou o secretário Maurílio. “E não são apenas estes empregos que deixaram de ser gerados, pois a partir do momento que fecha lá outros negócios que estão ligados à mineração vão deixar de funcionar também”, explicou o secretário Maurílio.
A gerente do Escritório Regional do Sebrae Rúbya Karla lembrou que a missão do Sebrae é atuar no empreendedorismo e na capacitação dos investidores envolvendo as consultorias junto aos empresários, mas a instituição também atua no desenvolvimento municipal. “Dos projetos que elaboramos aqui na região Norte este foi o que apresentou a maior quantidade de ações. Então a proposta agora é que, elencada nestas ações, possamos trabalhar para promover este desenvolvimento, pois o prefeito agora tem legalidade para inserir este projeto no seu Plano Diretor”, afirmou a gerente Rúbya Karla.