
A Câmara Municipal de Colinas do Sul aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária no último dia 27, o Plano de Cargos e Salários dos servidores públicos municipais de Colinas do Sul. O plano foi discutido amplamente entre a equipe técnica da prefeitura e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Colinas do Sul (Sindicolinas) nos últimos meses.
Os Projetos de Leis de nº 017/2011 (do administrativo) e 018/2011(da saúde) do dia 12 de dezembro 2011, foram elaborados com base no trabalho de uma comissão de funcionários e estabelece o plano de carreira, cargos e remuneração, dos Servidores Públicos Municipais. O objetivo da nova lei é reconhecer e incentivar os funcionários que prestam um bom trabalho na Administração Pública.
O plano de cargos e salários dos servidores públicos municipais chegou para a votação de forma consensual, com todo o conteúdo aprovado pelo Executivo, Legislativo e o Sindicato.
A presidente do sindicato disse que há 20 anos eles lutam por essa conquista, mas, depois de muito trabalho e união, enfim o plano de carreira dos servidores de Colinas do Sul foi aprovado. “Este projeto é uma reivindicação antiga em nosso município e considero que sua aprovação na data de hoje, é histórica. Pela primeira vez temos este importante instrumento no setor público de nossa cidade. Em 2009 nós havíamos iniciado a elaboração desse projeto, mas não aconteceu e só depois de muita luta, nós podemos comemorar essa grande conquista não só salarial, mas no seu conteúdo que traz vários benefícios ao servidor na questão de segurança e tranquilidade, então isso ficará marcado pra sempre em nossas vidas, nós vamos continuar trabalhando para que os direitos dos servidores de Colinas do Sul sejam preservados”, destaca Maria Machado presidente do Sindicolinas.
A presidente lembra ainda que o empenho do advogado assessor jurídico da prefeitura de Colinas do Sul, Joseniro Silva Coelho e do secretário municipal de administração, José Moreira o (Zito), foi fundamental na criação do Plano de Carreira dos servidores. “A participação do Zito e do doutor Joseniro nos ajudou muito para que esse projeto fosse elaborado e aprovado, eles foram peças fundamentais dessa nossa luta”, disse Maria Machado.
Dezenas de servidores acompanharam a votação do projeto de lei. Após a votação, os vereadores destacaram a importância do projeto, que prevê reconhecimento por tempo de trabalho e formação dos servidores. “Há muitos anos os servidores lutam por essa conquista e hoje graças a Deus conseguimos aprovar esse projeto. Todos nós vereadores, temos nos preocupado com os servidores de Colinas do Sul, e esse plano de carreira vai realmente trazer mais segurança e tranquilidade para todos os servidores e seus familiares”, disse o vereador Erasmo Dias Machado. “Eu sei que foi uma briga muito grande até que esse projeto fosse finalizado, esse plano é a garantia de vida dos servidores, e o sindicato está de parabéns porque trabalhou com garra para criação desse projeto. Se não tiver união e organização, as coisas não acontecem, e o sindicato tem feito a diferença”, destacou o vereador Valdivino Paulino de Sousa. “Este é um projeto muito importante que finalmente é aprovado. Com isso, nós estamos valorizando os bons funcionários e quem sai ganhando é a população, que passa a ser mais bem atendida. Maria Machado você está de parabéns, porque se não fosse às cobranças do sindicato, esse projeto ainda não teria saído do papel”, ressalta Eurípedes da Silva Maia, presidente da Câmara Municipal.
O sindicato conta hoje com 121 filiados dos 138 servidores municipais. O Plano de Carreira dos Servidores passa a vigorar em 1º de maio e será pago em junho de 2012.