Os números foram divulgados pelo prefeito Valdeto Ferreira durante a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal, que aconteceu na noite do último dia 06. Em plenário, o gestor explicou que os dados foram levantados a partir de dados repassados pela equipe de transição do governo anterior, onde constaram que a Prefeitura de Niquelândia possui uma dívida de mais de 226 milhões.
Outra apuração feita pela equipe de contabilidade da atual gestão é o dinheiro deixado em caixa de mais de 5 milhões, entretanto havia dívidas a serem pagas no valor de 42 milhões; um déficit de 37 milhões.
O prefeito Valdeto Ferreira explicou ainda em seu discurso aos vereadores e a população presente, que o montante de dívidas parcelas é grandioso. “Só de INSS eles negociaram um valor de mais de 173 milhões. Sem falar a folha dos servidores municipais que ultrapassa os 11 milhões. Além de débitos com PASEP, Saneago, FGTS e precatórios. Assumimos a administração totalmente falida. Tanto no quesito financeiro, como em máquinas”, falou o chefe do executivo.
Entretanto, Valdeto Ferreira se comprometeu em mudar a realidade do município. “Não perdi minhas esperanças e tenho convicção que podemos alterar este cenário. Vamos apenas precisar de paciência e o apoio da população, dos servidores municipais principalmente. Tudo se ajeitará e o progresso voltará a Niquelândia. Vamos fazer um governo limpo, honesto, sem dívidas e roubalheiras, e aí sim, conquistar grandes obras”, finalizou o prefeito.
Entenda a análise das dívidas
Dívida por pastas: O FUNDEB consolida uma dívida de R$8.856.107,02; somado a R$3.897.761,54 também da pasta da educação. O déficit na Saúde foi de R$3.897.761,54. Na Promoção Social a dívida é de R$ 1.863.231,51. Corpo de Bombeiros montante soma R$ 10.385,20. Meio Ambiente é de R$ 205.526,55 e Habitação de R$ 205.185,95
Dívidas parceladas: Total de R$ 189.245.012,69 – destes mais de R$ 173 milhões são do INSS; R$ 1.264 milhões do PASEP; FGTS é de mais de R$ 7 milhões e precatórias de R$ 6.769 milhões.
Disponibilizado em caixa: Total de R$ 5.899.779,90, sendo que havia previsão de pagamento de mais de R$ 42 milhões (contas a pagar), ou seja, um déficit superior a 37 milhões.